14 truques para você não perder o pique de treinar.
Nós estamos aqui para te ajudar a não desanimar e impedir que os dias de folga quebrem seu pique para treinar.Leia abaixo 14 truques para te manter motivado:
1. LEMBRE-SE QUE EXERCÍCIO É SAÚDETenha sempre em mente que, além de ajudar você a entrar no jeans, praticar uma atividade física traz uma série de benefícios físicos e mentais. Ajuda a diminuir o colesterol, contribui para afastar o risco de infarto, derrame e osteoporose, libera substâncias que dão sensação de bem-estar e dá mais disposição para a pauleira do dia a dia.
2. CONVIDE UM AMIGO
Chame um amigo para irem juntos à academia. Um vai estimular o outro. A prática nos mostra que os que treinam sozinhos tendem a não cumprir uma rotina quando comparado aos que se exercitam em companhia de amigos ou parceiros.
3. CAIA NA REDE
Entre para uma comunidade nas redes sociais ou um grupo de chat voltado à corrida, malhação ou emagrecimento. Pode ser altamente estimulante trocar ideias e experiências com outros internautas sobre treinos e alimentação. Que tal você entrar nela hoje ainda?
4. FAÇA AVALIAÇÃO FÍSICA PERIÓDICA
O espelho engana. Quando achar que seu corpo estacionou, apesar de dar duro no treino, faça uma avaliação física. O exame especializado, que inclui a medição do percentual de gordura corporal, por exemplo, vai mostrar seu progresso em números. Ou centímetros. Repita a cada 45 dias ou dois meses.
5. ESTIPULE UM HORÁRIO E CRIE O HÁBITO
Estabeleça um horário fixo para treinar. Isso cria um hábito que impede que você arrume (ou invente) compromissos que impeçam a ida à academia. Comunique seu chefe, seu companheiro ou seus filhos que estará indisponível naquele período. Você precisa definir suas prioridades e viver de acordo com elas. Marque o horário do treino na sua agenda como se fosse um compromisso de trabalho. Nos 3 primeiros meses, você precisa se obrigar a cumprir um programa pré-estabelecido. Repita, repita, repita o novo comportamento (a mesma rotina no mesmo horário do dia) e evite mudanças constantes. Depois de o hábito estar estabelecido, você pode ter um pouco mais de flexibilidade. Durma mais cedo, aproveite mais sua noite de sono e, consequentemente você conseguirá acordar mais cedo, alimentar-se melhor e começar aos poucos acrescentar uma rotina de exercícios físicos. Tudo vai melhorar no seu trabalho e no seu dia a dia, faça este teste.
6. CRIE SUA TRILHA SONORA
Estudos mostram que, quando você ouve música bacana, seu treino rende mais, o tempo passa rápido e a sensação de sofrimento é menor. Carregue seu telefone celular com seus mp3 preferidos. Você não precisa necessariamente escutar nenhum gênero “energético” (como dance ou eletrônica): vale rock, axé, jazz ou até música clássica. Além da orientação dos professores, as aulas coletivas possuem como grande diferencial o estímulo oferecido pelas músicas.
7. FOTOGRAFE O ANTES E DEPOIS
Tire uma foto de biquíni ou sunga, outra depois de 45 dias, e compare as duas. Se perceber a evolução, comemore; caso não note muita diferença, esforce-se para treinar mais e melhor e, depois, sair bem na foto. Tente manter um relatório minucioso detalhando seus progressos diários. Anote os fatos mais relevantes, seu estado motivacional, possíveis obstáculos e, principalmente, quais foram as estratégias para superá-los. Ao manter um diário, você terá acesso a uma riqueza de informações e será capaz de detectar o que pode ser mudado ou melhorado.
8. INVISTA NO VISUAL
Investir em acessórios e em roupas bacanas para se exercitar pode até não ser um grande motivador, mas sempre traz uma disposição a mais para os treinos. Um bom par de tênis, camisetas, tops e leggings confeccionados em tecidos tecnológicos deixam o treino mais fácil e confortável.
9. FIQUE POR PERTO
Matricule-se numa academia perto de casa ou do trabalho. Isso evita que você desanime só de pensar em enfrentar um longo trajeto para se exercitar. Sem falar do tempo que economiza em não se enredar em congestionamentos. Sem dúvida, essa é uma das maiores barreiras que enfrentamos no dia a dia. Evite “passar” em casa, que é um convite para a preguiça aparecer.
10. RECRUTE UM PERSONAL TRAINER
Ele vai dedicar atenção especial a você, criar um treino adequado ao seu objetivo e ensiná-lo a tirar o máximo dos exercícios e dos aparelhos. Saber que está pagando pelo serviço é outro estímulo para não dar um perdido no compromisso.
11. ENCONTRE-SE NA ACADEMIA
Musculação não é a única opção para quem quer adotar uma rotina de exercícios, ganhar força e resistência muscular ou perder peso. É preciso encontrar uma modalidade de que você realmente goste e com a qual sinta afinidade; assim, você terá mais prazer ao treinar e, provavelmente, conseguirá manter a disciplina necessária para alcançar seus objetivos.
12. APOSTE NO OUTDOOR
Alguns alunos se sentem desestimulados quando treinam a semana toda dentro de um lugar fechado, e, para é bom fazer algumas atividades ao ar livre.
13. COMBATA A MONOTONIA
Às vezes, a falta de motivação é consequência da repetição da mesma atividade. As academias e seus cardápios amplos de possibilidades podem ajudar muito nesse quesito. Musculação, danças, lutas, natação, indor cycle são algumas das atividades que você pode revezar durante a semana e dar adeus ao tédio. Além disso, quanto mais diversão, mais fácil será a manutenção desse hábito. Seu programa de exercícios pode incluir exercícios estruturados como caminhar, correr, jogar futebol l ou outros esportes. Você também pode incluir atividades cotidianas como afazeres domésticos, trabalhos no jardim ou passeio com o cachorro. Experimente algo que lhe dê prazer.
14. NÃO FAÇA O QUE DETESTA
Sempre que começar a não gostar de um treino, troque. Isso também vale para os aparelhos. Se você não gostar de treinar em determinada máquina, peça a seu professor que substitua o exercício por outro similar executado com peso livre ou em outro equipamento. Não desista de fazer exercícios só porque você não suporta uma determinada atividade ou modalidade. As opções nos dias atuais são infinitas. Encontre alguma atividade que lhe proporcione certa dose de euforia, que tenha a ver com você. Você possui maiores chances de continuar a fazer algo de que realmente goste.
Por Adriano Brotto