quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Bom Saber...
Apesar da fama de vilã, a gordura é importante na alimentação, pois fornece ácidos graxos para a formação de hormônios e o transporte de vitaminas lipossolúveis. Porém, existem diversos tipos de gorduras. A dica é priorizar o consumo de peixes como salmão, sardinha e cavalinha (gordura poli-insaturada ômega-3), óleos de girassol e oliva, frutas, legumes e verduras, incluindo o abacate. Anotado? 

O organismo precisa de gordura para várias funções. Entre elas a absorção das vitaminas lipossolúveis (A, E, D e K). A gordura é fundamental para a formação da membrana de todas as células, para a produção de hormônios, para a proteção dos órgãos contra lesões traumáticas, para a proteção térmica do corpo, para dar palatabilidade aos alimentos e para dar saciedade.
A gordura deve fazer parte de uma alimentação balanceada, em quantidade adequada para que não venha causar mal.

Tipos de gordura de goduras(Lipídios)

  • O ácido graxo monoinsaturado é uma gordura do bem. Ele diminui LDL (colesterol ruim) e aumenta HDL (colesterol bom), prevenindo assim a formação de placas de gorduras nas artérias (aterosclerose). Essa gordura é importante para o diabético, pois melhora a ação da insulina. Fontes: azeite de oliva extra-virgem, abacate, oleaginosas (castanhas de caju, castanha do Pará, amêndoa, etc.).
  • O ácido graxo poli-insaturado é outra gordura do bem. Ele é formado pelo ômega-3 e pelo ômega-6. Ambos são componentes das membranas celulares. Protegem contra as doenças cardiovasculares, evitam a formação de coágulos nas artérias (agregação plaquetária), diminuem a viscosidade do sangue sendo importantes para os hipertensos. As gorduras poli-insaturadas diminuem triglicérides e o colesterol total. O ômega-3 tem que estar em equilíbrio com o ômega-6. Fontes: salmão, atum, sardinha, semente de chia, semente de linhaça, etc.
  • O ácido graxo saturado é a gordura que em excesso aumenta o LDL, causando risco à saúde. Se consumido em pouquíssima quantidade pode fazer parte do cardápio. Fontes: carnes gordas, leite integral, queijos amarelos, manteiga, óleo de coco, etc…
  • A gordura trans é a gordura nociva. Ela deixa os alimentos industrializados mais crocantes, porém é péssima para o organismo, pois além de aumentar o colesterol ruim, diminui o bom colesterol, daí deve ser excluída da alimentação. Fontes: biscoito recheado, margarina, salgadinhos de pacote, pipocas de microondas, etc. Observar sempre o rótulo dos alimentos, pois a gordura trans pode vir mascarada com outro nome (gordura vegetal hidrogenada).

Conclusão

A gordura, exceto a trans, faz bem para o organismo, desde que seja consumida dentro das recomendações das diretrizes nutricionais. A proporção ideal é que do total de calorias do dia, 30% deve ser de gorduras. Elas devem ser distribuídas da seguinte forma: 7% de gordura saturada, 10% de poli-insaturada, 13% de monoinsaturada e zero de gordura trans.

Por Adriano Brotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário