sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Tudo sobre dores musculares depois do treino.

 

Depois de um treino as, a maioria das pessoas relata sentir dores nas partes do corpo que foram treinadas. Essas dores aparecem de 24 a 48 horas após o treino e podem durar até uma semana.
Saiba diferenciar as dores boas, que trazem resultados, das ruins, que podem ser lesões causadas por esforço excessivo.
Sabe aquela queimação que você sente quando está treinando um músculo na academia? Isso é causado pelo aumento da concentração de ácido-lático no músculo. Até recentemente acreditava-se que essas dores pós-treino continuavam no dia seguindo pois o ácido lático ainda continuava no músculo mas, novas pesquisas afirmam que essas dores são devido a pequenas fissuras nas fibras musculares.
Quando você treina, literalmente, você fissura o seu tecido muscular. Nos dias que se seguem o músculo começa a se reconstruir e, óbvio que isso só acontece se você der o tempo nescessário para o musculo se reconstruir, por isso, o descanso e intercalar os treinos é importante.
Esse processo de reconstrução cria ”novos”  tecidos musculares mais fortes e maiores do que os anteriores. De forma resumida e simplificada, esse é o processo de hipertrofia muscular.
Se você notar essa a ” dor do dia seguinte” é diferente da dor que você sente durante os treinos, que também é originária do ácido-lático mas, diferente da dor de uma lesão muscular. É importante que, som o tempo, você aprenda a diferenciar  esses tipo de dores, como a ”dor boa” que acontece um dia após o treino e a ”dor ruim” originaria de lesão a músculos e articulações.
A dor boa, por mais forte que ela seja, ela não te impede de fazer nenhuma atividade física,  apesar da dor você consegue fazer qualquer movimento com perfeição, diferente da ”dor ruim” em que você sente muita dor na área afetada dificultando os movimentos e aparecer algumas horas depois do treino.
A dor do dia seguinte, geralmente, é mais forte em pessoas que nunca treinaram antes. É só você se lembrar da primeira semana que começou a treinar e como ficou dolorido uns dias depois. Quanto mais o seu corpo de adapta ao treino, menos dor você sentirá.
Se você insistir muito tempo em apenas um tipo de treinamento, você irá parar de ter resultados e a dor boa desaparecerá. Treinamento diferenciado e o progressivo aumento de carga é a chve para causar mais fissuras musculares e , consequentemente, ganhar mais massa muscular. Anotado?Lesões: Síndrome do corpo fechado
Porém, a ”dor boa” não aparece só em quem nunca treinou antes. Você sentirá dores maiores ao começar uma nova rotina. Toda vez que você der um choque em seus músculos com uma nova rotina de treinos, novos exercícios, maiores cargas e número de séries e repetições que o seu corpo não está acostumado, pode esperar grandes doses de ”dores boas” no dia seguinte.
E se meus músculos ainda estiverem doendo no dia que eu for treiná-lo novamente? Eu devo treinar mesmo assim?
Se for uma dor pequena você pode treinar tranquilamente pois, assim que seu músculo se aquecer, esse restinho de dor desaparecerá, mas, se a dor for intensa isso quer dizer que o seu músculo ainda não se recuperou completamente. Seu corpo ainda está recuperando a fibra muscular que você rompeu no treino anterior e forçar a área com mais exercícios só lhe tratá mais dor, prejudicará o crescimento do músculo e pode ocorrer perda de massa muscular.

Por Adriano Brotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário