Saiba como amenizar os efeitos da RESSACA.
Os efeitos sentidos são ocasionados por uma combinação de fatores: a sobrecarga hepática e gástrica, cujas maiores consequências são as náuseas, a perda de apetite e o vômito, a metabolização do álcool e do acetaldeído, uma substância tóxica, e a desidratação (juntos, estes dois últimos são os principais causadores das sensações de fraqueza, dor de cabeça, dor no corpo).
Mas como prevenir a ressaca? Só bebendo muito pouco ou não nada alcóolico, o que não é a intenção da maior parte dos brasileiros no carnaval...
Amenizar? Sim, claro. Veja algumas dicas abaixo:
• O mais importante é hidratação. Beba água, muita água entre um drinque e outro. Também valem água de coco, sucos naturais e isotônicos (e o sódio? Com o calor do verão, não é nada mal repor as perdas pelo suor excessivo). Chás, como o mate, não são os mais recomendados devido aos efeitos diuréticos (eles refrescam, mas não hidratam adequadamente).
• Sobre a alimentação: se o fígado já vai ter um trabalho danado para metabolizar o álcool, pelo menos vamos dar um alívio a ele, poupando-o do trabalho de ainda ter de metabolizar uma refeição gordurosa e pesada. Sendo assim, prefira carnes brancas, alimentos cozidos ou crus e frutas. Nada de frituras, capas de gordura, feijoada... Seria pedir para a ressaca piorar. Deixe esses alimentos para dias em que for não beber ou beber menos que no Carnaval.
• Estudos recentes mostram que o gengibre tem alguma capacidade de proteger o fígado, mesmo em pequena quantidade. Que tal um suco natural com adição dessa raiz? Com abacaxi , hortelã e bastante gelo fica ótimo!
• A falta de sono e a prática de atividade física enquanto se bebe (por exemplo, a dança) pioram os sintomas... Não deixe de dançar, mas hidrate-se e alimente-se proporcionalmente.
• E jamais beba sem ter se alimentado bem pelo menos 2 horas antes.
Por Adriano Brotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário