terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Serra Negra - Volta às aulas.


Volta as aulas...



No início do ano todos costumam dizer “Esse ano eu começo...”, mas antes precisamos definir o que será prioridade. Para as crianças e os adolescentes, a volta às aulas é o tempo de rever amigos, de saber quem fará parte de qual turma, mas, principalmente, de definir quais serão as atividades extracurriculares (e nisso estão incluídos os exercícios físicos) que irão praticar durante o ano letivo que se inicia.
E esse momento é uma fase repleta de novidades em que todos estão se readaptando à rotina, aos compromissos, aos horários e aos novos amigos.
Uma dica aos pais é restabelecer algumas regras da rotina “normal” uma semana antes do início das aulas. De maneira gradual, os pais podem colocar os filhos mais cedo na cama, diminuir o tempo de uso de computador ou da TV, cumprir os horários de alimentação e de banho. Outra dica aos pais é definir qual será a principal atividade dos filhos durante o ano.
Dentre os compromissos diários da criança, é recomendável determinar uma atividade física devidamente orientada, como natação, ballet, judô, capoeira, jazz ou iniciação aos esportes. Como há muitas opções de atividades físicas, os pais devem se lembrar que as crianças também podem ajudar a definir essa programação. Vale a pena mostrar que, além dessas atividades, é importante reservar um tempo para a realização das tarefas escolares (lição de casa) e também um tempo para brincar ou passear com os amigos, dependendo da faixa etária.
Cabe aos pais tomar cuidado com a sobrecarga de atividades. Até a faixa etária dos 3 anos as crianças precisam de mais tempo de descanso de uma atividade para outra e de um maior tempo de adaptação em seus compromissos. Não é porque ela já estava na escola ou já frequentava a academia no ano anterior que desde o primeiro dia ela ficará novamente nesse ambiente com facilidade. Nos períodos de férias, as crianças geralmente saem da rotina do horário de comer, de dormir e estão na companhia dos pais por mais tempo, por isso todos precisam ter mais paciência para eles se readaptarem às rotinas novamente.
a partir dos 4 anos, essa adaptação torna-se mais fácil, por isso os cuidados são para não sobrecarregá-las com muitas atividades, deixando-as sem tempo de brincar, por exemplo.

Por Adriano Brotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário