Você vive à base de banana-frango-batata doce?
Pois essa
"monotonia" alimentar não é um hábito saudável.
Essa é uma pergunta muito complexa. Temos que ter em mente que alimento é um conjunto de nutrientes. E estes se dividem em macronutrientes (proteína, carboidrato e lipídio) e micronutrientes (vitaminas e minerais).
Cada alimento, portanto, possui um conjunto de nutrientes diferentes,
tanto os macro quanto os micronutrientes. É importante lembrar que dificilmente um alimento terá todos os nutrientes juntos interagindo de maneira adequada. Ele possui, na maioria das vezes, o conjunto de alguns nutrientes, e não todos eles ao mesmo tempo.
Uma forma bem legal de ilustrar essa informação é pensar nas cores dos vegetais e frutas. As tonalidades desses alimentos indicam os nutrientes presentes em cada um deles.
Por exemplo, os vegetais e frutas alaranjados são ricos em carotenóides; os vermelhos contêm licopeno; os roxos, antocianinas com poderoso potencial antioxidante; os verdes possuem cálcio e luteína, e por aí vai…
Sabendo desse conceito, podemos imaginar que a monotonia alimentar (comer sempre o mesmo alimento, várias vezes ao dia) não é um hábito muito saudável.
Todos os nutrientes são importantes para o corpo, em doses diferentes e
de acordo com as necessidades de cada pessoa. Para nutrir o corpo
adequadamente, o segredo é diversificar a alimentação para consumir a maior variedade possível de nutrientes durante o dia.
Então, vamos quebrar esse tabu de comer só banana, só frango, só batata doce. Varie as frutas, as hortaliças, as fontes de proteína, carboidrato e lipídio da alimentação. Tenha um cardápio balanceado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário