terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Serra Negra - Beba água!

Boa parte das reações que garantem um bom funcionamento de nosso corpo depende de líquidos, sobretudo da água. Portanto, não espere ter sede para se hidratar. Veja dicas de hidratação antes, durante e depois da atividade física.

 Procure valorizar o grande percentual de água que faz parte de seu corpo e melhore sua resposta ao exercício físico, à função dos rins, do intestino e do sistema cardiocirculatório ao manter uma boa hidratação e o equilíbrio do líquido corporal --urina clara e abundante indica que a hidratação está no caminho certo. Dias quentes e úmidos pedem atenção redobrada.
Quem pratica atividade física tem o calor do corpo elevado --o suor serve de mecanismo para diminuir a temperatura corporal.
Há, portanto, uma perda de líquidos que pode ser maior conforme a intensidade do esforço. Sendo assim, o líquido perdido durante os exercícios deve ser recuperado pela hidratação. Mas como?
Tudo começa antes da atividade: mantenha uma boa ingestão de líquidos horas antes. Durante o exercício, tome pequenas quantidades de água. Ao terminar a atividade, tome líquidos em quantidades regulares.
As bebidas isotônicas podem ser uma boa alternativa quando a perda de líquido é intensa.
Portanto, evite ficar desidratado, pois a desidratação pode trazer prejuízos graves e até levar à morte. Se a falta de água chegar ao cérebro, por exemplo, a pessoa pode entrar em coma ou morrer. O funcionamento dos rins também pode ser prejudicado: quando isso ocorre, o volume urinário pode ficar perigosamente baixo ou simplesmente chegar a zero.
Após essa lista de malefícios, é impossível não se convencer da importância de manter-se hidratado.
Não há dúvidas de que a melhor maneira de se cuidar é por meio da ingestão de água. Em geral, a recomendação fica em torno de dois litros por dia, o equivalente a oito copos. Para atingir esse objetivo, acrescente à sua dieta chás, que, além de hidratar, ajudam na aceleração do metabolismo.
Aposte também em sucos de frutas e água de coco. Não podemos esquecer que sucos de fruta são fontes de potássio, mineral importante que deve ser reposto em situações em que há grande produção de suor. Eles também contêm sódio, que é perdido pelo suor.
Lembre-se que nem todos os líquidos colaboram com a hidratação. O consumo de refrigerantes, por exemplo, tem efeito contrário. Ele não satisfaz a necessidade de água do organismo e provoca a sua perda por meio da urina, o que aumenta a carência de água, e, portanto, a sede.

Por Adriano Brotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário