Desconforto intestinal? Confira dicas para equilibrar sua flora.
Fatores psicológicos, como ansiedade excessiva, variações de humor, tristeza ou depressão, também estão associados a alterações do trânsito intestinal e podem levar a quadros de diarreia ou constipação.
Do mesmo modo, alguns alimentos também podem estar associados a esse desconforto, como cafeína, alimentos gordurosos, álcool, laticínios, ingestão de líquidos durante as refeições, alimentos produtores de gás (feijão, lentilha, grão de bico, repolho, pimentão, pimenta e cebola) entre outros. Neste caso, uma análise da ingestão alimentar, aliada à exclusão de cada um desses alimentos da dieta, ajudará a identificar o possível agente causador.
Uma disfunção orgânica é um pouco mais complicada de ser diagnosticada, principalmente sem o acompanhamento de um profissional. Algumas síndromes e doenças acometem diretamente o trato gastrointestinal, como a Síndrome do Intestino Irritável, a Diverticulite e a Doença de Crohn, causando os diversos sintomas de desconforto abdominal citados acima durante períodos longos.
Em qualquer um dos casos, procure sempre um profissional para orientá-lo de maneira eficaz como agir para identificar o agente causador e chegar a um diagnóstico eficiente.
Em um âmbito geral, alguns comportamentos favorecem o equilíbrio da flora intestinal. Veja alguns deles:
* Mantenha um bom consumo de água ao longo do dia (em torno de 8 a 10 copos);
* Inclua alimentos ricos em fibra no seu cardápio, como cereais integrais, frutas e vegetais, pois eles têm a função de melhorar o trânsito e a formação do bolo fecal;
* Evite excesso de alimentos gordurosos e bebidas e alimentos que contenham cafeína, como café, chás, chocolates e achocolatados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário