sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Serra Negra - Desconforto intestinal? Confira dicas para equilibrar sua flora.

Desconforto intestinal? Confira dicas para equilibrar sua flora.

 Dor, constipação, diarreia, distensão abdominal, inchaço... Esses sintomas acometem muita gente todos os dias e causam um enorme desconforto intestinal. Várias podem ser as causas para esse problema, então, caso isso aconteça de maneira frequente com você, é preciso prestar atenção para detectar suas causas, seja ela um hábito, um alimento ou alguma disfunção do organismo.
Fatores psicológicos, como ansiedade excessiva, variações de humor, tristeza ou depressão, também estão associados a alterações do trânsito intestinal e podem levar a quadros de diarreia ou constipação.
Do mesmo modo, alguns alimentos também podem estar associados a esse desconforto, como cafeína, alimentos gordurosos, álcool, laticínios, ingestão de líquidos durante as refeições, alimentos produtores de gás (feijão, lentilha, grão de bico, repolho, pimentão, pimenta e cebola) entre outros. Neste caso, uma análise da ingestão alimentar, aliada à exclusão de cada um desses alimentos da dieta, ajudará a identificar o possível agente causador.
Uma disfunção orgânica é um pouco mais complicada de ser diagnosticada, principalmente sem o acompanhamento de um profissional. Algumas síndromes e doenças acometem diretamente o trato gastrointestinal, como a Síndrome do Intestino Irritável, a Diverticulite e a Doença de Crohn, causando os diversos sintomas de desconforto abdominal citados acima durante períodos longos.
Em qualquer um dos casos, procure sempre um profissional para orientá-lo de maneira eficaz como agir para identificar o agente causador e chegar a um diagnóstico eficiente.
Em um âmbito geral, alguns comportamentos favorecem o equilíbrio da flora intestinal. Veja alguns deles:
* Mantenha um bom consumo de água ao longo do dia (em torno de 8 a 10 copos);
* Inclua alimentos ricos em fibra no seu cardápio, como cereais integrais, frutas e vegetais, pois eles têm a função de melhorar o trânsito e a formação do bolo fecal;
* Evite excesso de alimentos gordurosos e bebidas e alimentos que contenham cafeína, como café, chás, chocolates e achocolatados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário