quinta-feira, 9 de abril de 2015

Serra Negra - O que você precisa saber sobre treinos rápidos e de alta intensidade.

                        O que você precisa saber sobre treinos rápidos e de alta intensidade.

          

"Só tenho 20 minutinhos e, por isso, não vou malhar". Se esta for a sua desculpa, é melhor arrumar outra. Tudo porque aquela velha história de que era preciso de pelo menos uma hora de exercícios para que eles tivessem algum resultado já não é mais uma verdade absoluta quando o assunto é emagracimento ou ganho de condicionamento físico. Fazer treinos rápidos, de no máximo 30 minutos, e de alta intensidade, traz tantos benefícios quanto um treino longo de intensidade moderada.
Não é à toa que modalidades baseadas no High-Intensity Interval Training (HIIT), como esse tipo de treino é chamado, estão invadindo as academias e pautando os programas de personal trainers mundo afora.
- É balela achar que a queima de gordura é feita somente em treinos de longa duração, que tem treinos de alta intensidade com duração total de 20 minutos em salas de aula e na piscina.
Esse tipo de treino pode ser feito na água, com o peso do próprio corpo, na esteira, transport, bicicleta ou escada, sempre no máximo durante três vezes na semana. A frequência cardíaca deve ficar por volta de 90% da capacidade para que o treino seja de alta intensidade.
- Quando você está conversando e fazendo o exercício ao mesmo tempo é sinal de que não está se esforçando tanto. Pensando numa escala de zero a dez, o esforço deve ficar entre 7 e 8.
O mais interessante desse tipo de atividade é a melhora progressiva do condicionamento físico, mas ele alerta:
- Poucas pessoas estão preparadas para iniciar uma atividade de alta intensidade, por isso é preciso a ajuda de um profissional para adequar suas necessidades e possibilidades.

1. Jejum? Nunca: sem estar alimentado, dificilmente você vai conseguir dar o máximo de si no exercício. "É até perigoso", diz Manu. "Alimentação e atividade física devem estar sempre casados".

2. Sono em dia e rodízio de atividades: estar com o corpo descansado é extremamente importante para o desempenho. A alternância dos dias também é importante para a musculatura se recuperar.

3. Hidrate-se: como o exercício é intenso, a perda de líquido é grande. Por isso, 30 segundos de recuperação entre os estímulos é o ideal para tomar água.

Por colaboardor Natan Felippe

Nenhum comentário:

Postar um comentário